sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Testando Seu Código Java com Ruby

1

Galera essa foi muito boa, eu procurando sobre usar o BDD em Java, algo parecido com o RSpec, que gosto tanto, e me familiarizei fácil usando no Rails. Achei um que pareceu interessante o JBehave, porém parecia mais com os Stories do RSpec, é não com os Spec, que era justamente o que eu queria, também encontrei um tal de JDave, mas ainda é um projeto embrionário, e resolvi procurar se havia uma versão do RSpec para Java, eis que caio no Blog do Ola Bini, um dos Team Leaders do JRuby, e ele mostra usando o RSpec com Java usando JRuby. Não era bem isso que queria, mas mesmo assim, resolvi experimentar, nunca mexi muito com o JRuby, já brinquei com Java e Ruby separados mas não nessa versão, usando recurso das duas linguagens juntas. Então lá fui eu copiar o exemplo do Ola Bini, e para minha surpresa funcionou muito bem, melhor do que eu esperava. Então pequei um código e comecei a testar para ver se funcionava com minhas entidades, testar um programa escrito em puro Java, em outras palavras usar as classes do Projeto e as do Ruby juntas.

Então comecei a luta para o JRuby reconhecer minhas classes, e após algumas tentativas frustradas, que incluíam adicionar o jar do Projeto no classpath, não funcionou. Estava pronto para estudar o JDave ou o JBehave, quando recorri ao senhor supremo da internet, o Google. Encontrei uma wiki sobre JRuby, e lá tinha um código relativamente ridículo, que eles diziam que adicionava a biblioteca ao JRuby. Vejam o código simples:


require "caminho/para/arquivo.jar"
module Models
include_package "pacote/suppacote"
end


Um Module em ruby, é quase uma classe, ele é um complemento para uma classe, todo o código de um module incorporado a uma classe pode ser usado, sem restrição (ou talvez haja e eu não sei, não estudei muito essa parte.). Esse module só vai simplificar nosso trabalho, ao invés de fazer a chamada usando o padrão do JRuby que é de:


pacote.subpacote.Classe


Chamamos direto pelo estilo Ruby de Models::Classe, pode parecer poca coisa mais se você for seguir as convenções da Sun da um caminho grande até a classe.

Agora sim podemos criar nossos testes com o JRuby usando projetos Java. Vocês podem ver o exemplo do Ola Bini, e testar suas classe com o RSpec, caso não saiba ainda utilizar o RSpec, é uma chance de aprender. Para você usar na sua classe de Teste, tem que adicionar também no início do arquivo o require do seu module como, por exemplo:


require "caminho/para/models.rb"


Assim você pode usar qualquer classe do seu Projeto.jar sem problemas e testa-las usando RSpec. Pra que sofrer com JUnit?

Logo logo sai um artigo sobre MVC em PHP a pedido do meu amigo Renato, aguardem.

[]'s

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu sofri um pouco com isso, dai desisti. Agora com esse post vou tentar denovo heehh..

Btw, muito bom o blog, já está favoritado.

Abraços

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting