segunda-feira, 15 de março de 2010

IReport 3.7.X - A Saga

2

Num sei vcs, mas tivemos diversos problemas com as versões do ireport pós 3.0, EJBQL Connection não funcionava, e ninguem sabia como resolver, cheguei a cirar 2 threads no Forum do JasperForge e ambas sem resposta, no final, ficamos com o IReport 3.0, a versão funcionava bem, apesar da interface ser meio bugada (algumas janelas eram fechadas e sumiam misteriosamente).

Sempre gostamos de ter nossas bibliotecas atualizadas, saiu um novo release lá estamos nós atualizando, e resolvemos testar as novas versões do IReport, porém nenhuma delas funcionava com EJB Connection, e existia um maldito EJBCascadingStyle, que a única coisa que pesquisando encontrei, foi referencia errada da versão do Hibernate. E eu atualizando os jar no diretorio ext no IReport e o erro persistia, então navegando encontrei uma solução, aparentemente, era copiar os jars principais do meu projeto no diretorio IREPORT_HOME/plataform9/lib

Realmente conectou usando EJB Connection, porém uma lesma ganharia na velocidade, o IReport ficou intrabalhavel, não conseguia editar um jasper qualquer quem diria criar um novo. Abandonamos e voltamos para a versão 3.0.

Buscando agora encontrei um topico realmente interessante, e esse sim fez o IReport funcionar.
Resumindo oq vc precisa é ir ao diretorio IREPORT_HOME/ireport/modules/ext

e REMOVER as libs ehcache, hibernate3, hibernate-annotations, hibernate-commons-annotations e jpa

e adicionar esses jar do seu projeto :D, assim funciona, agora encontrei um NullPointer na hora de editar a query, quem sabe até amanha eu consiga usar essa nova versão :P

2 comentários:

André disse...

Olá Rafael, é assim mesmo!! Passei exatamente pelos mesmos problemas, desde as janelas que fecham misteriosamente até os arquivos jars que devem ser os mesmos da aplicação. Agora estou com outro problema. Também estou usando conexão EJBQL, só que as consultas EJBQL dos meus subrelatórios não estão sendo exibidas no relatório principal. Elas funcionam perfeitamente "localmente", mas no relatório principalmente não aparece nada. Não tenho ideia do que possa ser. Estranho que com uma consulta JDBC identica tudo funciona normalmente.

Rafael Felix disse...

Não tem nenhum erro na sua busca no subrelatorio? ou o diretorio errado, algo nesse estilo? o que testei aqui funciona sem problemas os subrelatórios.

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting