segunda-feira, 12 de julho de 2010

Testes Unitários e Metodologias Agéis

2

Bah, desculpem por não postar nada, sabe como é brasileiro em Copa do Mundo né :). Não pude deixar o fanatismo de lado.

Ultimamente estive pesquisando e lendo muito sobre testes unitários e metodologias agéis de desenvolvimento e uma parte que eu gosto muito são os testes. Gosto muito de criar testes fazer refactoring dos meus codigos sempre visando melhora-los, pois estamos sempre aprendendo e algumas coisas antigas ficam com brechas ou códigos horriveis. Porém, se existe algo chato, é criar testes, apesar de gostar existem coisas que chegam a ser ridiculas de serem testadas. e em linguagens como Java, o esquema do Antes crie o teste, depois crie o codigo não funciona, pois se o metodo não existir na classe vc nem consegue compilar.

Mas a minha decepção não é nem com os testes, que sim, são chatos de serem feitos, mas eu acho algo interessante. O que me deixou meio abismado, foi uma certa metodologia agil, o eXtreming Programming (XP). Lendo sobre o XP, parecia tudo muito bonito, muito bacana, mas aí veio um tal de Pair Programming. Puts eu queria saber quem foi o FDP que acha isso legal? Não existe nada mais chato que passar 8 horas do dia assistindo alguem programando, sim concordo nos louros dessa metodologia, é visível que alguem de fora encherga os seus erros de uma maneira mais facil, mas ninguem pensa no coitado que fica sentado ali do lado? Mesmo que haja revezamento no PC, quem não está programando, vai estar bocejando.

Dai veio o motivo de usar tal metodo...
A pressão do par! Não basta você estar o dia todo na empresa, e não podem nem olhar seus e-mails? Não vai poder se distrair 5 minutos? isso é coisa de Gerente Capataz. Numa profissão maçante como a nossa, acredito que um pouco de descontração (sem esquecer do trabalho é lógico), é fundamental. Acredito que na resolução de um problema, duas cabeças pensam melhor que uma. Mas agora para coisas básicas, acredito que cada um pode se virar, penso no Pair Programming diferente. Acredito que cada uma na sua máquina, em busca do mesmo problema, ou usando papel discutindo o problema, normalmente é mais vantajoso que passar o dia todo assistindo o outro trabalhar.

Não sou contra o Pair Programming, mas vejo mas como uma solução de problemas, por exemplo: Temos um problema vamos discutir e resolve-lo juntos. Após o problema resolvido cada uma volta as suas tarefas normais. Pelo que entendi, o par deve ficar o tempo todo do lado lendo o que o outro escreve e corrigindo os erros.

Só um desabafo.
Tem muito gente que não percebe como funciona para empresas como Google, Microsoft. Ainda acham que funcionários são recursos...

2 comentários:

Rodrigo Almeida disse...

Pair program, não é para um cara ficar olhando o outro trabalhar. O cara que não está com a "mão no teclado" :D, vai ficar fiscalisando o outro no sentindo de adiantar a correção os erros que o outro possa está cometendo, além disso sugerir outro tipo de implementação, ou tirar dúvidas e etc. Se for para o cara ficar calado o tempo e vc todo não é programação em par. Pode ser ruim as vezes, mas existe situações que ajuda muito e agiliza o desenvolvimento. Segue aquele ditado duas cabeças pensam melhor do que uma, ou melhor, programam melhor que um.

Rafael Felix disse...

Rodrigo,

Acho que não sou muito expressivo ehhehehhe, até editei o post para ficar mais claro que não sou contra o Pair Programming, agora os cara revezarem 8 horas por dia, é complicado né. Acho que a solução funciona muito melhor quando temos um problema a ser resolvido e resolvemos em duas ou mais pessoas.

Obrigado pelo comentário.

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting