quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Seguindo Padrões

1

Uma coisa não tão comum no desenvolvimento de software, normalmente de algumas empresas, é a falta de padronização, até por que as maiorias das empresas de desenvolvimento começam do nada com um pequeno software e depois com o aumento de clientes acabam tendo que contratar mais pessoas para trabalhar, e cada um tem seu estilo, muitas vezes não há um padrão a ser seguido, eis que surge o que vou falar agora.

O que me questiono é que normalmente um código sem padronização acaba saindo estranho, códigos repetitivos sem necessidade, onde tudo poderia ser mais fácil e mais rápido a falta de Padrões de Projeto, Pra que ficar abrindo conexões com o banco sem necessidade? Mas o que mais me surpreende é a falta de Controle de Versão, como se não tivéssemos opções suficientes (Git, CVS, SVN, Mercurial, etc), muitos desenvolvedores nem saber o que é um Controle de Versão nem pra que serve.
Eu sempre gostei do CVS e quando conheci o Git gostei muito dele, ele foi feito por nada mais nada menos que Linus Torvalds para controlar a versão do kernel do Linux, mas não estou aqui para falar de cada um deles nem de como funcionam vocês podem achar isso no nosso querido amigo Google. A grande vantagem de se usar o versionamento é que você sempre saberá quem fez aquela cagada no código.

Por exemplo, seu código funciona redondinho e tudo certo, porém alguém da sua equipe atualizou, mas não testou as outras partes, você atualiza a versão original, e logo depois um cliente liga dizendo que tal tela não esta mais funcionando, e ao averiguar você percebe que aquele código a mais estragou outra parte do sistema, e agora como voltar? Dificilmente quem modificou vai lembrar-se de onde modificou, e o que modificou. Com o controle de versão você pode saber exatamente o que foi modificado e aonde foi, assim se torna mais fácil de concertar o problema (gambiarrizar ou não). Só por esse motivo já valeria a pena, sem contar em branches e tags onde pode ser dividida a codificação sem interferir no código principal do projeto, só depois de analisado e testado é feito o merge (mesclar). E garanto, vale muito a pena usar Controle de Versão.

O que esta esperando? Comece agora!

1 comentários:

Anônimo disse...

sou testemunha doq ele falou cara não sei como vivia sem controle de versão ,meu vale a pena mesmo não vão se arrepender

vlw Rafael

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting