segunda-feira, 9 de março de 2009

CouchDB-J

0

O CouchDB, é um banco de dados Orientado a documentos, diferente dos banco de dados orientados a tabelas, ele é mais dinamico, e dizem por ai que ele escala, diferente dos banco de dados relacionais. CouchDB é um projeto da apache, e nem na versão 1.0 está ainda, mas já causou enorme alvoroso na comunidade Rails. Existem algumas soluções para usar o CouchDB com Rails, e em java temos somente uma que é o CouchDB4J, mas para mexer com ela é necessário reaprender a mexer.

Lógico que a estrutura do CouchDB é bem diferente de outros banco de dados, ele funciona a base de requisições RESTful, e troca arquivos no formato JSON, entre cada Requisição, ele é baseado em Requests e Responses HTTP.

Eis que procurando, até para testar não há nenhuma implementação que tente seguir o padrão JDBC para o CouchDB, então, começei a implementar, e nem é tão complexo assim, secretamente em baixo de cada comando ha uma requisição HTTP no projeto. Vou em breve disponibiliza-lo no meu github, para quem quiser contribuir, a versão já tem algumas informações uteis, já é possivel consultar alguns documentos do servidor atravez de ResultSet e Statment.

Quem tiver interesse em ajudar, é só falar comigo para começarmos a pensar em como desenvolver melhor esse driver.

Ficou interessado no CouchDB?
Infelizmente ele ainda não tem uma distribuição em binários, somente código fonte. Podem baixar os fontes, e ver no README do CouchDB como instalar no Ubuntu e no Mac OS, usuários de windows, tentem novamente mais tarde.

Ele possui uma interface web bem simples e bacana para se aprender a mexer, estou querendo aprender a mexer mais, se alguem quiser compartilhar conhecimentos so falar comigo.

0 comentários:

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting