quinta-feira, 28 de maio de 2009

Mais um passo

0

Bom terça-feira dia 24/03/2009 foi minha apresentação do meu trabalho de conclusão de curso.
Engraço que tudo isso me fez lembrar do começo da faculdade, desde quando entrei, até agora. E pensar que entrei sem nem ter noção do que era desenvolver um software, e hoje ser um desenvolvedor.

Na verdade quase me dei mal na apresentação, no nervosismo apresentei em 11 minutos quando deveria ter apresentado em 15, fui mostrar a apresentação utilizando uma digamos assim "gambiarra", para mostrar funcionando a aplicação, mas Murphy é infalivel e a aplicação não funcionou, na hora o branco de não saber como agir me deixou sem muitas escolhas, mas no fim correu tudo bem, mesmo sem mostrar a aplicação. Eu espero ao menos. Ainda me resta entregar o trabalho escrito, mas esse só ajustar a metodologia dele.

Do que se tratava meu trabalho, basicamente é uma ferramente para alterar usuários em um servidor LDAP atraves do Celular.
Utilizei somente linguagem Java, JSON, RESTful e o Apache Directory Server.
O sistema atraves do emulador executa todo o CRUD sobre um Usuário do servidor LDAP, porém rodando do aparelho existe um problema na edição de usuários. E a aplicação não está tão completa, faltaram validações, e diversas implementações. Algumas coisas faria melhor, mas nem sei se vou continuar com o projeto.

O projeto na verdade é divido em 4 partes, a API de comunicação com o LDAP, a implementação da API, focada no ApacheDS, os serviços RESTful, e a aplicação cliente. Os fontes são interessantes para quem quer ver como funciona a comunicação com o LDAP partindo do Java, e como utilizar JSON tanto em Java como em JavaME.

Abaixo minha apresentação:



E os códigos estou disponibilizando via RapidShare:
Aqui

Façam bom uso nos estudos :)

0 comentários:

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting