terça-feira, 24 de novembro de 2009

Uma IDE na Nuvem

2

A algum tempo atrás eu estava imaginando como seria uma IDE (ou editor de texto se preferir) usando cloud computing, fiquei imaginando como isso funcionaria e como seria agregado as empresas. A algum tempo atraz ouvi falar no Heroku Garden, uma IDE para desenvolvimento na nuvem para RoR, porém aparentemente o projeto foi abandonado. Esses dias olhando no forum do RubyOnBr, um cara comenta de um tal de Bespin, e eu resolvi procurar, eis que me surge o Mozilla Bespin, me registei e começei a brincar, achei o projeto promissor, vc pode criar projetos onde ele lista, vc tem uma linha de comando para utilizar, porém só funciona HTML, tentei usar PHP, Ruby, Java, e infelizmente a IDE ainda está engatinhando, o suporte é bem limitado, mas a interface gráfica é atraente.

Busquei os fontes do projeto e encontrei dois repositorios Mercurial, um para o server-side e um para o client-side, basicamente o backend do projeto roda em python e Java, e o front-end é uma mistura de JavaScript e JSON usando Prototype (pelo menos é parecido), para gerenciar as informações e enviar para o servidor.

baixei ambos os fontes, e estou ainda analisando, o servidor roda usando o virtualenv do python, ou seja emula uma maquina para que possa ser usado o servidor, infelizmente o README é precario quando a instalação, eu que sou leigo no virtualenv, apanhei um pouco até descobrir o easy_install para instalar as dependencias do projeto, ainda estou tentando por a IDE rodar na minha máquina. E acredito que valha a pena dar uma olhadinha no Bespin, mesmo que não haja muito o que fazer.

Parece que temos um projeto interessante saindo do forno.

2 comentários:

Unknown disse...

nerd nojento =D

Rafael Felix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting