segunda-feira, 31 de maio de 2010

Especialistas dizem que faltam vagas na área de TI

8

Quem nunca ouviu falar disso? Jornais, noticiários, todo mundos gosta de enaltecer o excesso de vagas no mercado de TI, até comentam de empresas que ficam anos com vagas abertas e não conseguem preenche-las.
Existem vários tópicos no GUJ, comentando sobre essas afirmações feitas por profissionais jornalistas, não profissionais da área de TI. Partindo do suposto que estatisticamente a quantidade de vagas em aberto x o número de candidatos e o tempo que elas permanecem em aberto significam que sobram vagas, correto? Bom, não é bem esse o caminho.
Nem sempre quantidade quer dizer qualidade, o pessoal não está ciente de como é difícil achar boas vagas, e ninguém sai em busca de empresas no estilo Google de ser. Muitos só querem trabalhar ter seu dinheiro e aprender coisas novas.
Sua empresa não acha profissionais para contratar? Bom, existem algumas opções que sua empresa deve analisar:

  • Sua empresa sabe o que precisa, qual cargo pretende contratar?
  • Sabe a média salarial de profissionais desse cargo e com os conhecimentos pedidos?

Somente essas duas perguntas podem responder por que você não acha um profissional nem que seja medíocre para contratar. Por quê? Por que na maioria dos casos o que vemos são vagas em busca de mão de obra qualificada, com baixo salário e que de preferência possa ser ninja e fazer tudo o que for pedido. Já cheguei a ver vagas onde os requisitos no mínimo eram pra sênior , mas a vaga era pra um ESTÁGIARIO, leu bem? Seria a mesma coisa que pedir para um estagiário do escritório de contabilidade saber fazer metade da movimentação contábil das empresas sem ajuda, isso é completamente ridículo, e o salário é claro incompatível com os conhecimentos.
Ai vale a ressalva de que muitas dessas vagas em aberto são exclusivas, e garanto que removendo essa massa de vagas, teríamos ai um mercado equilibrado, sem esse excesso de vagas, que vemos serem veiculados por ai.
É muito simples avaliar que a anos sobram inúmeras vagas em TI, mais ai que os cegos não enxergam, sobram vagas, ou as empresas não sabem contratar profissionais?

Pensei bem se publicava ou não essa bagaça, mas que sabe, ta ai :)

8 comentários:

Davi Silva disse...

É verdade, já presenciei muito dessas vagas de "Estágiario" onde temos que ser um ninja ( Sênior ) para conseguir. Desde então decidir para mim mesmo ignorar essas vagas, pois me matei de estudar para ter o conhecimento necessário. Não desvalorize seu conhecimento.

Otimo tema.

gustavo disse...

é a mais pura verdade, não sabem valorizar o conhecimento do profissional, então naturalmente não conseguem colocar pessoal em sua equipe, querem que o programador faça tudo por um salário medíocre.

já me ofereceram 50 reais para trabalhar como programador, eu ri da cara dele.

e ainda disse para o programador deles que aquilo não é vida, na frente do patrão.

Larry disse...

50tao kkk vc deve ser um otimo programador hem! pro cara olha na sua cara e te oferece 50tao kkkkk prepotente...

Rafael Felix disse...

Posso saber o por que do prepotente? Estou somente alertando que não sobram tantas vagas boas como é dito por ai.

Acho que alguem andou fugindo das aulas de interpretação de texto

Vinicius disse...

Rafael, pelo que entendi o Larry disse sobre o texto do Gustavo, não o seu.

Rafael Felix disse...

Pois é acredito que seja também...

Gustavo Araujo disse...

Esse dias eu fui chamado pra uma entrevista e o cara falou que eu como programador sou "um pouco cru", é claro que não tenho experiencia, a acabei de me tornar técnico em programação o que ele esperava, que eu fosse um guru de alguma linguagem? E o pior, que falou que queria pagar 500,00 reais, aff, num vai achar ninguem com esse salário (um experiente programador não vai aceitar um salário desses nunca, mesmo porque pra ele sempre vai ter ofertas melhores!)

Diego disse...

Ja vi vagas para Analista Programador Junior onde exigia todas as siglas possiveis e imaginaveis (JEE, JSF, XML, JPA, EJB...)
certificacao de todas as siglas possiveis e imaginaveis tbem (SCJP, SCWCD, SCXXX...)
Ingles fluente
3 anos de experiencia
formado na area
Comunicativo, bla bla bla...
Experiencia com JBOSS, WEBSPHERE..
Experiencia com regras de negocio...
bla bla bla

ahh o salario tipo R$2000,00 + alguns beneficios

SABE QUANDO ESSA VAGA SERA PREENCHIDA??
NUNCA!!
tem empresas que sao sem noção demais...

Bom eh so vc dar uma navegada na ap info que vc comprovara o que escrevi aqui.... abraco a todos

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting