quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ubuntu 10.04 e a placa NVIDIA

0

ba, sei que isso não tem a ver com programação, mas isso foi um acontecimento bacana pra postar aqui.

dia 29 saiu o Ubuntu 10.04, e eu facero, segunda feira fui tentar instalar, ver como ficava o ubuntu, e me assustei com o que vi, a imagem completamente distorcida, era tudo meio nas escura pra selecionar, realmente uma bosta, meu notebok é um HP DV6704nr. E procurava na net não achei uma solução para utilizar, resumindo mantive a versão 9.10, hoje meu colega o Jean (Zize), me deu uma ajuda (leia-se configurou) o ubuntu 10.04 na maquina.

A instalação ocorre meio na obcuridade, se vc for em experimentar ubuntu, e alterar a resolução você ate consegue ver o sistema direito, em alguns casos aparece uma tela preta e uma janela de aviso, se aparecer isso aperte enter, e uma tela com algumas opções visivel pela metade aparecerá, você vai ate a ultima opção, aperta pra baixo umas 10x, presciona a barra de espaço para selecionar (lembrando que a seleção deve estar no checkbox não na escrita), e de dois tabs e um enter, o sistema iniciara com os drivers genericos sem problema, e vc prossegue com a instalação.

Após instalado, o sistema deverá apresenta a mesma tela com o aviso, que vc não consegue ler, tem que repetir o procedimento para o sistema iniciar.
Dentro do sistema o primeiro passo e ajustar os repositorios, está com um problema no hash MD5 de alguns que vem previamente instalados, ou seja o sistema não vai identificar os drivers:

Sistema -> Administração -> Canais de Software

Desmarque a opção do multiverse e coloque a opção baixar de para o servidor principal. Atualize os indices, volte aos canais de Software, e marque o multiverse e coloque para baixar de Servidor no(a) Brasil. Atualize novamente os indices, e agora vc tem os drivers disponiveis para instalar. Pode ser usado tanto os Drivers de Hardware no menu Administração ou na Central de Programas. Baixando e instalando o driver o Ubuntu vai funcionar tranquilamente.

Agora fico na duvida, por que que o pessoal do ubuntu fez esse favor para nós?

To com ubuntu 10.04, e aparentemente ta muito bacana, e o boot ta realmente rapido :), vamo que vamo

0 comentários:

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting