segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Deu Certo? Deixa! Funcionou? Não Mexa!

0

Essa piadinha aí, muito engraçada as vezes, pode não caber na empresa onde trabalha.

Algumas vezes em alguns projetos os prazos apertados nos forçam a escrever certos franksteins, que não são bonitos mas funcionam, "tampam o buraco", na maioria das vezes, o que acontece é que esse frankstein se torna uma mumia de tantos remendos e concertos. Quando seu código chegou ao ponto do titulo, onde cada alteração é muito perigosa, ligue o sinal vermelho, chegou a hora de parar o que está fazendo e rever essa bagaça.

O tempo de análise do código não deve ser maior que a implementação da alteração. Se você leva mais tempo para entender o que seus metodos fazem, é sinal que seu código está pouco legivel, e precisa ser revisto, muitas vezes é melhor perder certo tempo, algumas vezes diversas horas para refazer esse código, a melhoria para o cliente não é visivel, ele sequer vai saber que você mecheu nisso, deve funcionar igual, porém mais facil de ser avaliado e analisado, consequentemente mais facil de altera-lo.

Acreditar que o sistema será imutavel e dar um tiro no proprio pé, ou no pé dos companheiros, tenha em mente que a flexibilidade e legibilidade devem ser a base do sistema, e deve ser facil para todos alterar cada parte, esteja ciente que nem sempre será você quem vai alterar esse trecho.

0 comentários:

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting