segunda-feira, 30 de agosto de 2010

JavaME, Android e JavaFX

0

A dois anos atrás, JavaME era uninimidade no desenvolvimento para celular, além de rodar na maioria dos dispositivos era simples e facil de desenvolver usando ele. Android apenas engatinhava, e a cada nova versão, devia se reaprender a desenvolver, pois muita coisa mudava. Os fãs de JavaME diziam que Android não seria ameaça ao JavaME, pois ainda faltava anos de estrada para se aprimorar, além de ser um sistema operacional, seria necessário reinstalar o novo sistema no celular.
Nesses dois anos, JavaME não mudou NADA, continuou a mesma coisa, ficou estagnado no tempo, sem melhorias, ou algo que acompanhasse a evolução do Java, normalmente era aquela mensagem: "Muitas fabricantes usam, como vamos pedir pra eles reimplementarem Java para seus dispositivos?", a resposta, seria algo como um, use a versão que quiser. Enfim, enquanto o JavaME ficava la assistindo TV, o Android cresceu, sai dos dispositivos moveis, chegou aos netbooks, e hoje, tem muito mais desenvolvimento e melhorias frequentes que o JavaME, a diferença, é que surgiram celulares diferentes da epoca da criação do JavaME, como o iPhone, que possui seu proprio SDK para desenvolvimento.
Aí vem a pergunta dos mais fanaticos por Java (Aqueles que acham que tudo em Java é melhor que o resto =D), e o JavaFX? Pra mim JavaFX é um tiro no proprio pé, foi no da Sun, e será no da Oracle. Existem tecnologias melhores, e não estão estagnadas como o JavaME do caso assim, como o Flex e o Silverligth, o JavaFX tem que evoluir muito para competir com essas tecnologias. Ainda há quem diga, que o Swing, JavaME e JSF vão ser substituidos pelo JavaFX, mas eu não creio que o JavaFX viverá para tanto. JavaFX apenas engatinha enquanto seus concorrentes voam...


PS: Prometo tentar escrever mais seguido (ou não) =)

0 comentários:

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting