terça-feira, 16 de dezembro de 2008

RIA - O Futuro da Web

0

Estive a um bom tempo pensando em escrever algo sobre isso. O Futuro da Web maketeiramente conhecida como Web 2.0 e o RIA seria algo como a Web 3.0. Mas que droga seria essa? o que exatamente seria esse tal de RIA.

RIA é uma sigla para Rich Internet Application, é um termo bem visado por muitas empresas e apadrinhado principalmente pelo Google, o GMail é um grande exemplo de uma Aplicação Rica. Na verdade o RIA nada mais é que uma montoeira de coisa velha em uma sigla nova. RIA usa muito do AJAX, JavaScript.

AJAX, não é o multi uso não, e tem diversas definições no Google sobre o AJAX, não vou entrar em detalhes aqui. O uso de JavaScript, menosprezado durante muito tempo, agora tudo gira em torno dessa linguagem. Nada mais natural pois todos os desenvolvedores procuram dar mais interatividade entre o cliente e sua página e o JavaScript é suportado por todos os browsers, lógico que alguns trabalham diferente com ele (IE), até o Acrobat Reader suporta JavaScript, nunca testei, mas ouvi dizer.

O que me levou a escrever sobre isso foi olhando no meu iGoogle algumas noticias e de caro vejo duas que me chamaram a atenção:
Sun lança o JavaFX 1.0 - Rich Internet Applications (RIA) para o Java
Red Hat e Google em parceria para desenvolvimento de RIAs
JavaFX pra quem é da comunidade Java já conhece, é uma promessa do Java, digamos uma versão WPF open source, pra quem não conhece WPF é da Microsoft, trabalha com Silverlight,e server tanto para Desktop quanto para Web, e é voltada para Designers, não para desenvolvedores. JavaFX é a mesma coisa, mas a diferença é que WPF é visual, já JavaFX é uma linguagem de Scripts, muito simples, que eu particularmente, não gostei :P.

Já parceria da Red Hat com o Google é para o fortalecimento do GWT, Google Web Toolkit, para um suporte ao JBoss, o GWT eu particularmente gosto muito dele, mas o problema é que assim como eu muita gente tem a opnião errada dele, assim como eu tinha. o GWT é um Framework que converte código Java em JavaScript, você pode adapta-lo para qualquer linguagem pois a saida é html, js e css. O Objetivo do GWT é criar somente a aplicação, o core, a parte principal, o restante do site vc faz na linguagem que quiser. o GWT monta um interface parecida com a do GMail, e é muito divertido brincar com ele.

Na minha singela opnião RIA é o futuro, acredito que devemos nos dedicar um pouco a essa area que muitas vezes é deixada de lado, mas acredito que quem não apostar em interfaces mais ricas, com maior interatividade com o usuario irá perder espaço, a maioria dos frameworks que estão surgindo ou evoluindo facilitam o AJAX nas paginas, e esse é o caminho (Ruby on Rails é um desses frameworks com o esquema de templates deles você pode criar arquivos .rjs que se transformam em paginas utilizando AJAX, não vou me deter sobre isso não vocês podem achar muito disso e bem explicado por ai), aprender JavaScript pode se tornar fundamental, então? Mãos a obra

0 comentários:

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting